quinta-feira, 24 de setembro de 2009



1, 2, 3 repetindo pro saber
Equipe:
Laís Bravo Serra
laisbravo@hotmail.com

Lívia Maria Martins Lima
li_gqi@hotmail.com

Grupo social:
Noemi Mariz
Escola Municipal Julio de Castilhos
Praça Santos Dumont,96 - Gávea

Nosso projeto foi realizado na Escola Municipal Julio de Castilhos, localizada no baixo Gávea, e trabalhamos com a professora da segunda série de lá, Noemi Mariz sendo nossa intercessora. O local é uma escola de funcionamento educacional, e publico, e as nas aulas da intercessora, ela ensinava todas as matérias no geral, como Português, Matemática, Literatura, dentre outras. Além dessas, Noemi propunha atividades dinâmicas como charadas, adivinhações, e até uma rádio fictícia que ela criou para sua aula também. A partir do conjunto de palavras que compõe o universo vocabular de Noemi Mariz, reconhecemos como tema para o projeto: “1,2,3, explico pela enésima vez”
Esta frase além de ter sido escolhida devido a razões pessoais da intercessora, por ela se identificar, ela repetia inúmeras vezes o “1,2,3” em suas aulas sempre com a finalidade de a turma se acalmar e se organizar, além de ter sempre paciência e repetir, explicar atividades mais de uma vez, ou deveres morais dos alunos.
Sendo assim, o nosso partido adotado para a construção do produto foi a repetição em função do aprendizado, a idéia de que o treino, e ainsistência levam ao conhecimento real e concreto.
O objeto final é um painel, podendo ser usado sua frente e verso dele da mesma maneira. Além de se for da vontade de quem o usa, pode também vesti-lo no corpo. Para a construção deste utilizamos feltro, entretela, tecido branco (algodão), acetato transparente, viés, fitas de cetins e brim. O lado do feltro também tem a utilização de plástico transparente, filó preto, e tecido de algodão azul ou amarelo nos números de velcro. Este lado pode ser trabalhado para realizar contas matemáticas com os números retiráveis e como qualquer dinâmica com os bolsos. Do lado inverso as fitas de cetim formam uma tabela de 10 x 10 espaços que foram feitos para “brincar” de tabuada com pilo, o acetato possibilita escrever e apagar
O Painel é usado na parede dos dois lados, inicialmente para as atividades que foram feitos.
Essa experiência nos nos acrescentou profissionalmente. A organização, e disciplina que essa matéria exigem são muito úteis e ricas para a formação de bons designers.
“ Trabalhar com a intercessora Noemi, assim como ser aluna dos professores Ana Branco e Vicente Barros, acrescentou muito em minha vida, e visão de um projeto. Aprendi que todo esse processo pelo qual passei não será útil somente em minha carreira em design, mas em qualquer outro projeto que possa me envolver. Passei a observar mais, a ver certos aspectos na construção de um trabalho, que antes eu não via.” (Laís Bravo)
Agradeço a minha dupla Lívia Martins por todo companheirismo e apoio que me deu ao longo desse projeto. Isso gerou em mim muita satisfação e felicidade durante o trabalho, e aprendi com isso a lidar melhor com a união em dupla, a ouvir mais os outros, e a contar com eles também.
Agradeço a intercessora Noemi Mariz pela paciência e entusiasmo, por participar de nosso projeto de verdade, e perceber que este trabalho é dela também. Isso gerou em mim muita confiança ao saber que o projeto estava caminhando junto comigo e com a Lívia.
“Pra mim,a matéria projeto é sempre um desafio.São muitas as novidades que temos ao longo da feitura dos objetos,dessa vez eu aprendi a economizar material,a fazer miniaturas dos objetos pra ver se dava certo,aperfeiçoei minha costura,minhas noções sobre os diferentes tipos de tecidos.Apesar de ser cansativo,na conclusão do projeto,temos um objeto maravilhoso feito por nós mesmos,é aí que está a parte gratificante de se levar a sério um projeto de design.”(Lívia Martins)
Agradeço a minha dupla Laís por ter sido uma dupla que me acrescentou muito ao longo de todo o projeto,o que gerou em mim prazer de trabalhar com pessoas diferentes que buscam sempre aprender mais,a experiência com a participação dela foi essencial.
Agradeço a Noemi,por ter nos incluído no dia-a-dia de sala de aula dela,participando das atividades que propusemos para ela ao longo do projeto,gerando em mim felicidade por saber que ela gostou do nosso projeto e nos ajudou como pôde.

Disciplina: DSG 1002
Turma: 1AG
Professores: Ana Branco e Vicente











e-mail: ana.branco@rdc.puc-rio.br
english version

Nenhum comentário: